COLÉGIO RIO DA PRATA

Em 1960, foi fundado o Ginásio Rio da Prata tendo iniciado suas atividades pedagógicas em 1962, autorizadas pela portaria nº255/63MEC, com quatro turmas de 5ª série do ensino fundamental, totalizando 200 alunos. Desde o início de suas atividades o Colégio Rio da Prata vem funcionando em prédio especialmente construído para abrigo desta Instituição de ensino. Tendo como um de seus fundadores o Professor Walter Jose Antonio, que durante os 55 anos de existência tem estado à frente desta Instituição. Preenchendo uma lacuna na área educacional do bairro de Bangu, conquistando aprovação e ampla confiança da comunidade, o Ginásio Rio da Prata, depois Colégio Rio da Prata.

Em 1967, iniciou-se uma nova fase de atendimento á comunidade com os cursos científico, normal técnico em contabilidade, eletrônica, magistério em educação física e posteriormente, também com os cursos técnicos de informática, enfermagem e telecomunicações. Desenvolvendo atividades extracurriculares e atendendo carências sociais esportivas, dedicou-se o Colégio Rio da Prata, com grande sucesso, à prática esportiva, em função dos cursos de técnico e normal em educação física. Durante mais de 20 anos, manteve o Colégio em suas quadras de esportes, em horário alternativo às aulas, equipes de futebol de salão, handebol, voleibol, artes marciais e atletismo com muito sucesso, mantendo os jovens da região ocupados em atividades sociais positivas.

O Colégio Rio da Prata atende ao alunado distribuído na educação infantil, ensino fundamental primeiro e segundo segmento e ensino médio, ocupando salas amplas e climatizadas com aulas regulares, laboratórios de informática, auditório totalmente equipado, laboratório de montagem e manutenção de micro computadores e biblioteca, contamos com diversos espaços para atividades de extensão e desportivas.

A Equipe Pedagógica e o corpo docente são formados por profissionais qualificados e todos com ensino superior. A nossa gestão é marcada por transformação, especialmente no que se refere a algumas concepções e aspectos básicos:

@ Da ótica fragmentada para globalização, em que todos participam da organização escolar, de forma interativa.

@ Da limitação de responsabilidade pelos resultados para a sua extensão, promovendo a redefinição de responsabilidades , centradas no todo, independentemente das funções diferenciadas.

@ Da ação episódica para o processo contínuo, porque a ação centrada em eventos é vazia de resultados , e a educação é um processo longo e contínuo.

@ Da hierarquização e burocratização para coordenação, pois a organização coletiva depende de contribuição individual , mas em ações coordenadas.

@ Da ação individual para coletiva, porque o espírito de equipe, a  participação e a democracia são o grande desafio da gestão.

A nossa gestão escolar associa-se, pois, à democratização e à participação consciente e responsável de toda a comunidade escolar no processo decisório, em ações articulares e conjuntas, visando a um ensino de qualidade.

A metodologia baseia-se no sócio-interacionismo com apoio do material didático Rede Moderna de Ensino. Seguindo a nossa tendência inovadora e pioneira, antenado com as mudanças no processo pedagógico – educacional, em 2014, associou-se a Rede Moderna de Ensino oferecendo ao nosso alunado o que há de mais moderno no processo ensino – aprendizagem e com inclusão digital, onde as aulas são ministradas com apoio da informática em projeções utilizando data show. A Rede Moderna está presente em todos estados da federação e também no exterior, tendo um grande índice de aprovação no vestibular e no Enem.

Em 2014, o Colégio vem inovar uma vez lançando a primeira edição de nosso jornal.  O nosso jornal tem como objetivos:

@ Entrar em contato com o mercado de trabalho;

@ Trabalhar em equipe e conviver com as diferenças;

@ Debater sem discutir;

@ Ter responsabilidade.

Hoje o alunado é quem deve buscar o conhecimento. A tendência do mundo globalizado do mercado de trabalho é esta. È assim que devemos formá-los. È uma exigência dos novos tempos.

Oferecer um ambiente favorável à formação do ser humano, através de uma estrutura educacional inovadora e diferenciada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da comunidade escolar e da sociedade.

Sermos reconhecidos como uma referência de instituição educacional em nossa região, buscando a formação de um cidadão crítico e autônomo.

ü  A formação do aluno deve superar as expectativas do mercado de trabalho;

ü  Desenvolvimento das habilidades e competências;

ü  Engajamento, satisfação, equilíbrio e entusiasmo dos alunos e educadores;

ü  Amor, honestidade, responsabilidade, solidariedade, justiça, criatividade, respeito, amizade, lealdade, coerência e comprometimento são indispensáveis para o cumprimento da nossa missão..