Identidade da Instituição

“A águia pode viver mais de setenta anos. Mas, para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma difícil decisão: morrer...ou enfrentar um profundo e doloroso processo de renovação que dura cerca de cinco meses, em que arranca seu próprio bico e depois que o novo cresce ela arranca suas velhas garras e penas.

E, então, com. o bico, garra e pena renovados a águia voa para viver plenamente mais outras décadas.”

BAKHTIN,1992

Em 1960, foi fundado o Ginásio Rio da Prata tendo iniciado suas atividades pedagógicas em 1962, autorizadas pela portaria nº255/63MEC, com quatro turmas de 5ª série do ensino fundamental, totalizando 200 alunos.

Desde o início de suas atividades o Colégio Rio da Prata vem funcionando em prédio especialmente construído para abrigo desta Instituição de ensino.  Tendo como um de seus fundadores o Professor Walter Jose Antonio, que durante os 55 anos de existência tem estado à frente desta Instituição.

Preenchendo uma lacuna na área educacional do bairro de Bangu, conquistando aprovação e ampla confiança da comunidade, o Ginásio Rio da Prata, depois Colégio Rio da Prata.

Em 1967, iniciou-se uma nova fase de atendimento á comunidade com os cursos científico, normal técnico em contabilidade, eletrônica, magistério em educação física e posteriormente, também com os cursos técnicos de informática, enfermagem e telecomunicações.

Desenvolvendo atividades extracurriculares e atendendo carências sociais esportivas, dedicou-se o Colégio Rio da Prata, com grande sucesso, à prática esportiva, em função dos cursos de técnico e normal em educação física.

Durante mais de 20 anos, manteve o Colégio em suas quadras de esportes, em horário alternativo às aulas, equipes de futebol de salão, handebol, voleibol, artes marciais e atletismo com muito sucesso, mantendo os jovens da região ocupados em atividades sociais positivas.

O Colégio Rio da Prata atende ao alunado distribuído na educação infantil, ensino fundamental primeiro e segundo segmento e ensino médio, ocupando salas amplas e climatizadas com aulas regulares, laboratórios de informática, auditório totalmente equipado, laboratório de montagem e manutenção de micro computadores e biblioteca, contamos com diversos espaços para atividades de extensão e desportivas.

A Equipe Pedagógica e o corpo docente são formados por profissionais qualificados e todos com ensino superior. A nossa gestão é marcada por transformação, especialmente no que se refere a algumas concepções e aspectos básicos:

@ da ótica fragmentada para globalização, em que todos participam da organização escolar, de forma interativa.

@ da limitação de responsabilidade pelos resultados para a sua extensão, promovendo a redefinição de responsabilidades , centradas no todo, independentemente das funções diferenciadas.

@ da ação episódica para o processo contínuo, porque a ação centrada em eventos é vazia de resultados , e a educação é um processo longo e contínuo.

@ da hierarquização e burocratização para coordenação, pois a organização coletiva depende de contribuição individual , mas em ações coordenadas.

@ da ação individual para coletiva, porque o espírito de equipe, a  participação e a democracia são o grande desafio da gestão.

A nossa gestão escolar associa-se, pois, à democratização e à participação consciente e responsável de toda a comunidade escolar no processo decisório, em ações articulares e conjuntas, visando a um ensino de qualidade.

A metodologia baseia-se no sócio-interacionismo com apoio do material didático Rede Moderna de Ensino. Seguindo a nossa tendência inovadora e pioneira, antenado com as mudanças no processo pedagógico – educacional, em 2014, associou-se a Rede Moderna de Ensino oferecendo ao nosso alunado o que há de mais moderno no processo ensino – aprendizagem e com inclusão digital, onde as aulas são ministradas com apoio da informática em projeções utilizando data show. A Rede Moderna está presente em todos estados da federação e também no exterior, tendo um grande índice de aprovação no vestibular e no Enem.

Em 2014, o Colégio vem inovar uma vez lançando a primeira edição de nosso jornal.  O nosso jornal tem como objetivos:

@ entrar em contato com o mercado de trabalho;

@ trabalhar em equipe e conviver com as diferenças;

@ debater sem discutir;

@ ter responsabilidade.

Hoje o alunado é quem deve buscar o conhecimento. A tendência do mundo globalizado do mercado de trabalho é esta. È assim que devemos formá-los. È uma exigência dos novos tempos.